This is the original review made by Denis Freitas. I gonna try to make an english and spanish version in the next few days with some other pictures.
TALISMAN – “O” SHOW
Falar do Talisman é sempre um prazer, falamos com orgulho de poder conhecer, apreciar e admirar tamanho talento e originalidade. Uma banda que começou com um hard rock tradicional empolgante e se transformou numa fábrica de músicas originais e de extremo bom gosto dentro do hard/heavy. A faixa “Falling” do último álbum “7” foi perfeita para a abertura do show, pois é bem energética e já deu o tom de como seria o show, com a banda esbanjando disposição e qualidade na execução das músicas. De cara, dois fatos chamaram a atenção, Jeff estava visivelmente mais pesado (acho que pelo menos em termos gastronômicos os dias de Journey renderam para ele, não?) e Marcel começou o show com “chiliques” dignos de Ritchie Blackmore, ou será que ele aprendeu com o Malmsteen nos dias em que esteve ao lado do gorducho? Bem, só sei que ele jogou e chutou seu microfone por duas vezes e depois falou que estava p. da vida com alguma coisa e deu um sorrisinho amarelo. Eu não entendi, o público não entendeu (se alguém entendeu, por favor, escreva) e Jeff também pareceu não entender. Contudo, quem se importa? Era o Talisman que estava ali p....! Após o ocorrido, Marcel pareceu voltar ao normal, ajeitou o microfone e seguiu detonando seu baixo com a competência de sempre, além de parecer estar curtindo o show de verdade com a empolgação do público. Aliás, o público deu um show a parte e cantou todas as músicas junto com a banda, como por exemplo, a que veio em seguida, “Color my xtc”. Não faltaram os clássicos como “Mysterious”, “Coming Home”, “Break Your Chains”, “D.O.A.P.S.”, “Day by Day”, “Give me a sign”, “I’ll be waiting”, “Standing on Fire”, “All or nothing”, “Just Between Us” e as mais recentes como “Tears in the sky”, “Here 2day gone 2day”, “Crazy”, “Frozen”, “Outta my way”, “In make believe”, “Back to the feeling”, todas executadas brilhantemente pela banda.
MOMENTOS INTERESSANTES
Foram vários, mas com certeza um dos momentos mais legais do show foi quando Jeff parou no meio da música “I’ll be waiting” e começou a interagir com o público. Foi como se ele quisesse mostrar para a banda a potência do público de São Paulo ao cantar o refrão (que todos nós já estamos como o Marcel de saber). Com certeza a banda ficou impressionada com a altura que o público atingiu ao cantar. Foi neste momento que Jeff surpreendeu e “invadiu” a área VIP indo cantar um trecho de “Livin’ on a prayer” do Bon Jovi. Por falar em músicas de outras bandas, o Talisman “provocou” o público em vários momentos com trechos de músicas do Queen, Black Sabbath, Journey e Deep Purple, mostrando bom gosto e deixando os presentes só na vontade. Outra coisa que o público ficou só na vontade, com exceção de um sortudo que estava perto do palco, foi a de experimentar a famosa “caipiroska”. Aliás, Jeff, Marcel e Brian estavam visivelmente sob o efeito da “marvada”, tanto que no refrão de “All or nothing”, cantaram “caipiroska!!” e em várias momentos Jeff caiu na risada com as palhaçadas dos outros caras, deixando de cantar alguns refrões e versos. Zoeira na medida certa, sem afetar seriamente suas performances.
OS MÚSICOS
O baterista Jamie Borger (o cara é uma figura, fez palhaçadas e caras esquisitas em vários momentos do show) detonou e demonstrou muita técnica e disposição, perfeito.
O guitarrista Brian Young, apesar de pequenino, mostrou-se um gigante na guitarra, executando com perfeição todas as músicas.
O baixista Marcel Jacob é um mestre em seu instrumento e dá o groove que faz do Talisman uma banda única. Em palco, é bem tímido, mas tem seus momentos de descontração, e chilique também.
Jeff Scott Soto é “o” frontman. Comanda o público e a banda com maestria. Não é apenas um cantor, é um artista. Canta fantasticamente bem, toca piano, dança, faz palhaçada, agita, se diverte e é uma pessoa humilde, sem um pingo de “estrelismo”. Mostrou todo seu talento em um medley ao piano sozinho no palco cantando várias baladas do Talisman.
JEFF E TEMPESTT – O FINAL DO SHOW
Muito legal ver uma banda talentosa (e brasileira!) como o Tempestt interagindo com um cara que cantou em uma trilha sonora de um filme mundialmente famoso, fez parte de um monstro sagrado do AOR mundial como o Journey e possui uma história fantástica dentro da música pesada. Além de dividir os vocais com BJ na música “Insanity Desire”, Jeff, ao piano, cantou junto com a banda a belíssima balada “Just Between Us” lá pelo final do show do Talisman.
No final do show, após a execução de “Insanity Desire”, o baterista do Tempestt se levanta e começa a “sentar” a mão na batera, fazendo a batida de “Stand up and Shout”. Jeff, já cansado, olha, dá um sorriso e com um ar de “que se dane, vamo detonar isso aqui!”, solta a garganta e impressiona a todos com seu alcance e potência vocal àquela altura da noite. Não preciso dizer que foi um final fantástico para uma noite que ficará na memória de todos ali presentes. Espero que o Talisman não acabe, mas, se acabar, quem não viu, terá perdido algo extraordinário. Meus parabéns às pessoas que possibilitaram o evento, em especial ao Carlos da Animal Records.